A lenda da mandioca Integrando a rica cultura indígena brasileira, há várias lendas, como a que explica a origem da palavra “mandioca”, uma planta de largo uso entre as populações indígenas e, posteriormente, por toda a população brasileira.
Uma das versões dessa lenda refere-se ao nascimento de uma indígena que recebeu o nome de Mani. Ainda muito jovem, ela adoeceu e, apesar do esforço e dedicação de todos, inclusive do pajé, Mani faleceu, trazendo grande tristeza a toda a aldeia.
Seus pais a sepultaram em um local muito próximo da oca (casa) em que viviam, pois ali seria a oca de Mani, bem próxima deles.
Em poucos dias, no entanto, para surpresa de todos, da oca de Mani nasceu uma planta ainda não conhecida. Essa planta em pouco tempo se desenvolveu, com raízes fortes, numerosas, de casca cor da terra, que revestia um conteúdo claro, de grande valor nutritivo, e se tornou permanente na alimentação da aldeia.
Pés de mandioca recém-retirados da terra. |
Essa planta recebeu o nome que se refere à sua origem: casa de Mani, ou Mani oca, que acabou se transformando em mandioca. Assim, da mesma forma que a mandioca, planta eternizada na alimentação, a imagem e a história de Mani se eternizaram na cultura indígena e passaram à cultura geral do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário