PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 5 de abril de 2022

O perigo do uso de esteroides anabolizantes

Os esteroides anabolizantes são hormônios sintéticos semelhantes à testosterona, um hormônio masculino. Compostos sintéticos são aqueles feitos pelo ser humano em laboratórios. Esses hormônios podem ser indicados pelos médicos em doses controladas para tratar certos problemas, como a falta de hormônios masculinos na adolescência.

No entanto, os esteroides anabolizantes são também consumidos em grande quantidade e sem acompanhamento médico por pessoas que querem aumentar a musculatura rapidamente.

O perigo é que o uso de esteroides sem controle médico pode interromper o crescimento do adolescente, provocar depressão, câncer de fígado e danos aos rins ou ao sistema circulatório (aumento de pressão arterial e até ataque cardíaco). No homem, pode provocar esterilidade. Na mulher, pode provocar diminuição do tamanho das mamas, desequilíbrio no ciclo menstrual e desenvolvimento de características masculinas, como pelos na face, entre outras alterações.

Os esteroides anabolizantes são proibidos nas competições esportivas, e muitos atletas perdem medalhas e títulos quando se constata que usaram essas substâncias. A proibição não se deve apenas aos problemas de saúde, mas também por questões éticas: além de ameaçar a saúde dos atletas, os esteroides anabolizantes podem melhorar o desempenho e conferir uma vantagem injusta aos que se valem desse recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário