PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Questão de Biologia - UFSCAR 2007 - Os répteis possivelmente surgiram no final do período Carbonífero, a partir de um grupo de anfíbios

UFSCAR/2007 - Os répteis possivelmente surgiram no final do período Carbonífero, a partir de um grupo de anfíbios, e tiveram grande diversificação na era Mesozóica. Com o surgimento da fecundação interna e do ovo adaptado ao ambiente terrestre, os répteis superaram a dependência da água para a reprodução. 
a) Por que a fecundação interna e o ovo adaptado ao ambiente terrestre tornaram a reprodução dos répteis independente da água?
b) Quais adaptações ocorreram nos embriões dos répteis com relação à alimentação e excreção?

RESPOSTA:
a) Na fecundação interna, os espermatozóides são colocados diretamente no órgão genital da fêmea, fato que elimina a necessidade de água. O ovo contendo casca calcária, âmnion, córion e alantóide, permite a sobrevivência do embrião fora do ambiente aquático.

b) Em relação à alimentação, estes animais apresentam ovo telolécito ou megalécito e em relação à excreção, o ovo apresenta o alantóide, estrutura relacionada a trocas gasosas, eliminação de excretas e retirada de cálcio da casca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário