Quando um carro, com o rádio ligado, passa pelo interior de um túnel longo a recepção é prejudicada. Por que isso ocorre? Existe alguma diferença se o rádio estiver sintonizado em uma estação em AM ou em FM?
RESPOSTA:
Neste caso temos dois aspectos para a discussão.
Primeiro: a estrutura do túnel é uma “tela” feita de
ferro fundido que sustenta o concreto. Essa armação
forma uma gaiola de Faraday que dificulta campos
elétricos variáveis no interior do túnel. Segundo:
o túnel não é uma gaiola totalmente fechada, as
aberturas de entrada e saída de veículos proporcionam a penetração de ondas eletromagnéticas
até certa profundidade. Atenção: as ondas de rádio
AM (530 a 1 600 kHz) têm comprimento que podem variar de 180 a 560 metros. Com esse comprimento, as ondas AM penetram muito pouco nos
túneis, deixando de serem captadas pelas antenas
do veículos logo depois da entrada. As ondas de
rádio FM (88 a 108 MHz) têm comprimento próximo de 3 m, tamanho compatível com a entrada dos
túneis; dessa forma, a penetração das ondas ocorre por uma profundidade maior. Se o túnel não é
muito longo, a recepção não é interrompida; percebemos apenas uma diminuição na intensidade. Na
discussão desse item, o professor pode relembrar a
equação fundamental das ondas (v 5 l f).
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