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terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Exercícios de Biologia sobre energia no ecossistema I - com gabarito

1. (FUVEST-SP) - Qual das alternativas distingue organismos heterotróficos de organismos autotróficos?
a) Somente organismos heterotróficos necessitam de substâncias químicas do ambiente.
b) Somente organismos heterotróficos fazem respiração celular.
c) Somente organismos heterotróficos possuem mitocôndrias.
d) Somente organismos autotróficos podem viver com nutrientes inteiramente inorgânicos.
e) Somente organismos autotróficos não requerem gás oxigênio.

2. (U.F.) Uberlândia-MG - Assinale a alternativa correta.
a) Os heterótrofos são organismos fotossintetizantes que se utilizam dos autótrofos, decompositores e detritívoros para sua alimentação, reciclando o sistema.
b) As plantas constituem a base das cadeias alimentares, são consumidores primários, que se utilizam de água e sais minerais para produzir tecidos através da fotossíntese.
c) Predador de topo é o animal que se instala no alto de uma região, sendo, em geral, um bom caçador, pois possui uma visão privilegiada da área de caça.
d) Um passarinho, ao predar uma lagarta de borboleta, é considerado um consumidor terciário, pois a planta é o primário e a lagarta o secundário.
e) A base das cadeias alimentares é formada pelos organismos produtores, seres autótrofos, fotossintetizantes, muito abundantes na Terra.

3. (UFPB) - No texto a seguir, estão em negrito termos correspondentes aos diferentes NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO utilizados em biologia.
Todos os indivíduos da mesma espécie animal que estavam vivendo na região ficaram ameaçados por diferentes bactérias que eram capazes de romper a barreira imposta pela pele, causando sérios danos aos organismos. Nesses casos a ação dos macrófagos conduzidos pelo sangue até o local da inflamação foi de suma importância.
De acordo com a ordem em que esses termos aparecem no texto, os NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO
utilizados são:
a) comunidade – organismo – tecido – tecido – sistema;
b) comunidade – célula – tecido – tecido – célula;
c) população – organismo – órgão – célula – tecido;
d) população – célula –tecido –célula –tecido;
e) comunidade – organismo – órgão – célula – sistema.

4. (VUNESP) - Considere as três cadeias alimentares a seguir.
I. vegetação → insetos → anfíbios v cobras → fungos.
II. vegetação → coelho → gavião.
III. fitoplâncton → zooplâncton → peixes → tubarão.
A maior quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados estará
a) apenas na cadeia I.
b) apenas nas cadeias I e III.
c) apenas na cadeia II.
d) apenas nas cadeias I e II.
e) nas cadeias I, II e III.

5. (UEMS) - No Pantanal existe um grande número de ecossistemas aquáticos, formados por rios, lagoas e áreas inundáveis. Dá-se o nome de fitoplâncton à comunidade de algas microscópicas que crescem abundantemente nesses ambientes. Esses organismos exercem em seus ecossistemas a função de:
a) consumidores primários;
b) consumidores secundários;
c) consumidores terciários;
d) produtores primários;
e) decompositores.

6. (PUC-RJ) - No arquipélago das Cagarras, no Rio de Janeiro, ocorrem grandes colônias de gaivotas de três espécies, que usam seus rochedos como local de nidificação. Elas têm como alimentação básica os peixes, não são predadoras de animais terrestres e nem utilizam plantas em sua alimentação. Assim, o que mais se aproxima do conceito de nicho ecológico ocupado por estas aves é dizer que seu nicho:
a) é o mar costeiro, onde obtêm alimento;
b) são as ilhas onde nidificam;
c) é a associação entre as três espécies;
d) é o de predador de peixes na sua comunidade;
e) é o de consumidor primário na sua comunidade.

7. (FUVEST) - “Da noite para o dia são capazes de depenar completamente um arbusto de pomar. No entanto, não usam as folhas como alimento e sim como adubo para suas hortas subterrâneas. No formigueiro, os pedaços de folhas transportados são mastigados e empapados de saliva até se transformarem em uma espécie de massa esponjosa sobre a qual se desenvolve um mofo. Desse bolor as saúvas cuidam com o maior carinho. À força de mandíbulas, destroem qualquer “erva daninha” que tente proliferar e podam o mofo, cortando-lhe as extremidades dos filamentos, o que provoca, no lugar cortado, a formação de umas bolinhas que — estas sim — constituem o alimento das saúvas.”
Texto reproduzido de Frota-Pessoa, O. Biologia na Escola Secundária, 2ª ed., 1962, Ministério da Educação e Cultura.
Na situação descrita no texto, os níveis tróficos ocupados pelo mofo e pela saúva são, respectivamente, de
a) consumidor primário e consumidor primário.
b) consumidor primário e consumidor secundário.
c) consumidor primário e decompositor.
d) decompositor e consumidor primário.
e) produtor e consumidor primário.

8. (E.M. Santa Casa/Vitória-ES) - Qual a afirmativa correta:
a) O local do ecossistema onde vive uma determinada espécie é denominado de hábitat.
b) Populações são conjuntos de indivíduos geneticamente iguais.
c) Clone é um grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo hábitat.
d) Ecossistema é a palavra empregada para indicar o conjunto de populações de um ambiente.
e) Comunidade é a palavra que indica o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que habitam uma região.

9. (FEI-SP) - Num ecossistema, um fungo, uma coruja e um coelho podem desempenhar os papéis, respectivamente, de:
a) decompositor, consumidor de 2ª ordem e consumidor de 1ª ordem
b) produtor, consumidor de 1ª ordem e consumidor de 2ª ordem
c) consumidor de 1ª ordem, consumidor de 2ª ordem e consumidor de 1ª ordem
d) consumidor de 2ª ordem, consumidor de 3ª ordem e consumidor de 1ª ordem
e) decompositor, consumidor de 1ª ordem e decompositor

10. (PUC-PR) - Numa determinada área da natureza, encontramos seres vivos trocando matéria em energia. Considerando estes seres e o meio, no conjunto que formam, eles constituem:
a) o ciclo do carbono;
b) o ciclo do nitrogênio;
c) o epinociclo;
d) um ecossistema;
e) uma comunidade biótica.

11. (UERJ) - Ibama recebe alerta sobre o risco de um desastre ecológico em áreas de queimada
“Empregados da fazenda Felicidade, em Mato Grosso, observam gado morto pelo incêndio que destrói pastagem e matas no estado e não para de avançar.”
O Globo, 30/08/98.
Na descrição acima, podemos encontrar um consumidor primário da cadeia alimentar de pastagem. Esse consumidor tem como representante:
a) o gado
b) a mata
c) o capim
d) o homem

12. (Unifor-CE) - Em um aquário com água do mar foi colocada uma pedra contendo 19 cracas, 4 anêmonas-do-mar, 2 caramujos e 5 talos de algas verdes. Além disso, foram colocados 6 paguros e 3 estrelas-do-mar. Esse aquário contém:
a) uma comunidade e uma população;
b) uma comunidade e seis populações;
c) duas comunidades e uma população;
d) duas comunidades e seis populações;
e) seis comunidades e seis populações.

13. (PUC-PR) - Leia com atenção as proposições abaixo:
I. Potencial biótico é a capacidade potencial que tem uma população de aumentar numericamente em condições ambientais favoráveis.
II. Os fatores chamados resistência do ambiente impedem as populações de crescerem de acordo com seu potencial biótico.
III. A densidade de uma população independe das taxas de nascimento e mortes, assim como das taxas de emigração e imigração.
É ou são verdadeiras:
a) Todas.
b) Apenas I.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) Apenas I e III.

14. (FUVEST-SP) - “O tico-tico tá comendo meu fubá / Se o tico-tico pensa / em se alimentar / que vá comer / umas minhocas no pomar (…) / Botei alpiste para ver se ele comia / Botei um gato, um espantalho e um alçapão (…)”
(Zequinha de Abreu, Tico-tico no Fubá).
No contexto da música, na teia alimentar da qual fazem parte tico-tico, fubá, minhoca, alpiste e gato,
a) a minhoca aparece como reprodutor e o tico-tico como consumidor primário.
b) o fubá aparece como produtor e o tico-tico como consumidor primário e secundário.
c) o fubá aparece como produtor e o gato como consumidor primário.
d) o tico-tico e o gato aparecem como consumidores primários.
e) o alpiste aparece como produtor, o gato como consumidor primário e a minhoca como decompositor.

15. (UFPI) - Comparando-se os ecossistemas naturais com os artificiais, pode-se afirmar que:
I. devido à complexidade das teias alimentares dos ecossistemas naturais esses possuem uma pequena biodiversidade quando comparados aos artificiais;
II. as monoculturas apresentam teias alimentares mais simples devido à presença de poucos elementos bióticos, como os produtores;
III. a simplicidade de teia alimentar, nos ecossistemas artificiais, favorece a concentração da ação de herbívoros sobre um único tipo de planta, surgindo então as pragas.
Da análise das afirmativas acima podemos assegurar que:
a) apenas I está correta;
b) I e II estão corretas;
c) II e III estão corretas;
d) apenas III está correta;
e) I e III estão corretas.

GABARITO:
1) D
2) E
3) C
4) C
5) D
6) D
7) D
8) A
9) A
10) D
11)A
12) B
13) C
14) B
15) C

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