Leia o texto a seguir:
Fim da rotulagem dos alimentos transgênicos: diga não! O Projeto de Lei que prevê a necessidade de rotulagem dos alimentos que contenham ou sejam produzidos por mais de 1% de ingredientes transgênicos somente mediante análise específica entrou na pauta da Câmara dos Deputados no dia 28 de abril e foi aprovado, sendo encaminhado agora ao Senado. Com a aprovação da lei, os símbolos que identificam hoje produtos com OGMs poderão não estar mais presentes nos rótulos. O consumidor final não terá mais certeza sobre a presença de transgênicos em alimentos por meio da rotulagem, exceto em caso de teste laboratorial específico, o que não é possível em alimentos processados. (Fonte: . Acesso em: 19 out. 2015. Adaptado.) Com base na leitura do texto e em conhecimentos a respeito dos transgênicos, é INCORRETO afirmar que:
a) os transgênicos são OGMs produzidos por meio da clonagem e transferência de um gene, que expressa uma característica desejada, de uma espécie para o genoma de outra.
b) os agricultores que utilizam sementes transgênicas estéreis ficam dependentes das poucas empresas que detêm a tecnologia em questão.
c) a aplicação contínua de agrotóxicos aos cultivos de plantas transgênicas resistentes ao herbicida faz com que as indesejáveis “ervas daninhas” criem resistência ao herbicida.
d) a alteração genética de animais e plantas pode gerar impactos não só na saúde humana, mas também impactos ambientais, pois os transgênicos podem interferir na evolução natural das espécies.
RESPOSTA:
Letra C.
LEIA TAMBÉM:
Questões de Ciências / COLUNI – UFV 2016 - Questão 11 - Questão 12 - Questão 13 - Questão 15 - Questão 16 - Questão 17 - Questão 18 - Questão 19 - Questão 21 - Questão 22 - Questão 23 - Questão 24
Nenhum comentário:
Postar um comentário