O sistema circulatório é o principal responsável pelo transporte de substâncias para todas as partes do organismo. Nesse processo, as redes capilares irrigam os tecidos permitindo a passagem de líquidos e nutrientes através de sua fina parede de epitélio simples e pavimentoso. Em condições normais, a saída de líquidos dos capilares é maior do que sua absorção. O excesso desse líquido e outras substâncias é retirado e devolvido para o sangue por meio de outra rede de canais interligados – o sistema linfático. O fluido no sistema linfático é chamado de linfa e o sistema é formado pelos capilares linfáticos, vasos linfáticos, ductos linfáticos e linfonodos.
Disponível em: Silva Jr., C., S. Sasson & N. Caldini-Jr. 2015. Biologia. 6. ed. Saraiva: São Paulo. Amabis, J. Mariano, Martho, G. Rodrigues. 2015. Biologia dos Organismos Parte III, 4. ed. Moderna: São Paulo (com modificações). Acesso em: 26/06/2021.
Sobre o sistema linfático, afirma-se que
a) os capilares linfáticos constituem uma pequena rede que parte dos pulmões com a linfa oxigenada e acompanha os capilares sanguíneos até o interior dos tecidos, onde recolhe o líquido tecidual.
b) a linfa, quando comparada ao sangue, só não contém a concentração de bicarbonato/ácido carbônico, que na relação de 1:20 é responsável pela manutenção do pH do sangue em 7,40.
c) em diversos pontos da rede linfática, como nas regiões do crânio, pés, lombar, braços, entre outros, são encontrados importantes linfonodos com função de filtrar a linfa que vem das extremidades corporais.
d) os linfonodos são estrutura que se apresentam como uma cápsula fibrosa externa contendo em sua parte interna um tecido epitelial pavimentoso com função de filtrar os linfócitos, plasmócitos e macrófagos, presentes na linfa.
e) as tonsilas palatinas e os adenoides são órgãos linfáticos especiais que, localizados em pontos estratégicos, limita a invasão de microrganismos podendo gerar em aumento no tamanho dos linfonodos, conhecidos como ínguas.
RESPOSTA:
Letra E.
Nenhum comentário:
Postar um comentário