Nos últimos anos, surgiu uma série de doenças infecciosas até então desconhecidas pelo homem, as chamadas doenças infecciosas emergentes. São doenças, em geral, causadas por vírus e constitui uma nova ameaça à saúde humana em escala global. A gripe aviária, o ebola e o COVID-19, são exemplos de doenças infecciosas emergentes recentes.
Disponível em: Silva Jr., César; Sezar, Sasson; Nelson, Caldini Jr. Biologia. 6. ed. Saraiva: São Paulo, 2015 (com modificações). Acesso em: 30/06/2021.
Considerando as causas para o aparecimento de doenças infecciosas emergentes, assinale a alternativa correta.
a) A manipulação de espécies em laboratório é a única explicação para o aparecimento das doenças infecciosas emergentes.
b) Todas as doenças infecciosas são reemergentes, uma vez que não existe o aparecimento de novos agentes infecciosos e, sim, uma mudança epidemiológica de doenças já conhecidas.
c) As doenças infecciosas emergentes são originárias, quase sempre, de grandes centros urbanos localizados em regiões de frio extremo, pois infecções em seres humanos são mais frequentes nesse clima.
d) O aparecimento de doenças infecciosas emergentes se dá por um processo de seleção natural das doenças já existentes para humanos. A interferência do homem no ambiente não tem efeito no aparecimento das doenças infecciosas emergentes.
e) A crescente pressão demográfica, a expansão e exploração humana sobre áreas até então inexploradas expõem o homem a agentes biológicos com os quais ainda não havia entrado em contato, favorecendo o aparecimento de doenças infecciosas emergentes.
RESPOSTA:
Letra E.
Nenhum comentário:
Postar um comentário