PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Questão de Biologia - UNIFENAS 2021 - Sobre sinecologia, assinale a alternativa INCORRETA.

Sobre sinecologia, assinale a alternativa INCORRETA. 

a) Micorrizas são associações mutualísticas entre fungos e raízes de determinadas plantas. As hifas do fungo associam-se às raízes das plantas e vão auxiliar na absorção de água e sais minerais do solo (principalmente fósforo e nitrogênio), já que aumentam a superfície de absorção ou rizosfera. Deste modo, as plantas podem absorver mais água e adaptar-se a climas mais secos, e em troca os fungos recebem das plantas carboidratos e aminoácidos essenciais ao seu desenvolvimento. 
b) Liquens são constituídos pela associação mutualística entre algas e fungos. A alga realiza a fotossíntese e cede ao fungo parte da matéria orgânica sintetizada. O fungo, além de proteger a alga, cede-lhe umidade e sais minerais que absorve. Esse tipo de relação é benéfico para ambos. Permite a sobrevivência do líquen em lugares onde, isoladamente, a alga e o fungo não teriam chance. Os liquens podem ser encontrados em troncos de árvores, nas rochas nuas, nos desertos e no Ártico. 
c) Os crocodilos que vivem do rio Nilo, ao dormirem, podem deixar a boca aberta. O pássaro-palito aproveita essa oportunidade para se alimentar dos parasitas (sanguessugas) e restos de alimentos encontrados entre os dentes e na boca do crocodilo. Dessa forma, o pássaro-palito livra o crocodilo dos parasitas indesejáveis e, ao mesmo tempo, alimenta-se, estabelecendo uma reciprocidade mutualística obrigatória. 
d) Bacteriorriza é o nome que se dá à associação mutualística formada pelas bactérias do gênero Rhizobium com as células das raízes de leguminosas, onde se originam as nodosidades. Transformam nitrogênio gasoso em mineral, favorecendo a absorção de nitrato pelas plantas leguminosas, que usam o nitrogênio desses compostos na síntese de seus aminoácidos e proteínas. Em troca, as leguminosas cedem às bactérias substâncias orgânicas que sintetizam. 
e) Na associação entre ruminantes e microrganismos, nota-se que os animais ruminantes não fabricam a enzima celulase. Como os alimentos que ingerem são ricos em celulose, também abrigam no seu rúmen um grande número de bactérias capazes de fabricar a enzima celulase. A partir daí estabelece-se uma relação mutualística, em que as bactérias fornecem aos herbívoros a enzima destinada à digestão da celulose. Os herbívoros, por sua vez, fornecem abrigo e nutrição a esses microrganismos.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário