PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 1 de janeiro de 2022

Questão de Biologia - UNESP 2021 - Leia os versos da canção “Tenho sede”, composta por Anastácia e Dominguinhos.

Leia os versos da canção “Tenho sede”, composta por Anastácia e Dominguinhos.

Traga-me um copo d’água, tenho sede 
E essa sede pode me matar 
Minha garganta pede um pouco d’água 
E os meus olhos pedem o teu olhar 

A planta pede chuva quando quer brotar 
O céu logo escurece quando vai chover 
Meu coração só pede o teu amor 
Se não me deres, posso até morrer

A canção menciona a escassez de água, que pode afetar tanto os animais quanto as plantas. Um hormônio humano e um hormônio vegetal que atuam para a economia de água nesses organismos e uma figura de linguagem que aparece nesses versos são, respectivamente, 

a) vasopressina, ácido abscísico e pleonasmo. 
b) vasopressina, ácido abscísico e hipérbole. 
c) tiroxina, giberelina e hipérbole. 
d) tiroxina, giberelina e pleonasmo. 
e) vasopressina, giberelina e pleonasmo.

RESPOSTA:
Letra B.

O ácido abscísico é um hormônio que induz o fechamento estomático quando o vegetal está sob estresse hídrico. Já a vasopressina (ou hormônio antidiurético) regula a reabsorção de água nos rins, interferindo no volume de urina produzido no organismo. Quando o corpo humano está com baixa quantidade de água, ocorre um aumento da secreção de vasopressina e consequente redução da produção de urina, levando a uma economia de água. A figura de linguagem destacada no texto é a hipérbole, pois existe uma ideia de exagero conforme destaca-se no trecho a seguir: “Se não me deres, posso até morrer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário