Os gráficos mostram informações sobre fatores abióticos de quatro locais (L1 a L4), todos eles cobertos por vegetação nativa. A duração do dia é mostrada como o tempo decorrido entre o nascer e o pôr do sol.
a) Considerando L1 e L4, em qual deles se espera encontrar maior variedade de adaptações dos animais a climas frios?
b) Considerando L2 e L3, em qual deles será maior a produtividade primária bruta em um campo nativo, ao longo de um ano? Justifique.
c) Se houver florestas pluviais em L3 e L4, em qual delas haveria maior diversidade de seres vivos em geral? Com base em seus conhecimentos, em qual destes locais as cadeias tróficas seriam mais complexas? Justifique.
RESPOSTA:
a) A análise dos gráficos deixa claro que L4 possui menor média de temperatura, pluviosidade e duração do dia. Logo, é esperado que nesse local os animais possuam uma maior variedade de adaptações ao clima frio.
b) A P.P.B. (Produtividade Primária Bruta) será maior quanto mais elevada for a temperatura e a duração do dia. Logo, da análise do gráfico, em L2 a P.P.B. será maior em relação a L3.
c) A biodiversidade é diretamente proporcional à temperatura e pluviosidade do meio. Como em L3
a média da temperatura e pluviosidade é maior
em relação à L4, a biodiversidade será maior no
primeiro ambiente. Quanto maior a biodiversidade, maior o número de teias e, consequentemente, de cadeias alimentares. Portanto,
em L3 as cadeias serão mais complexas em relação
à L4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário