O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, que, hoje, é o insumo básico de uma ampla variedade de produtos e serviços de valor agregado, como o etanol e a bioeletricidade. A principal atratividade do etanol é o grande benefício para o meio ambiente: estima-se que, em substituição à gasolina, seja possível evitar até 90% das emissões de gases do efeito estufa. Já a bioeletricidade, mais novo e importante produto do setor sucroenergético, é produzida a partir do bagaço e da palha da cana-de-açúcar, permitindo o aproveitamento desses resíduos para a geração de energia.
(www.unica.com.br. Adaptado.)
a) Uma das razões pelas quais a combustão do etanol é benéfica ao meio ambiente é o fato de ele ser obtido de fonte renovável. Explique por que a queima de um combustível de fonte renovável, como o etanol, em comparação à queima de combustíveis fósseis, contribui para uma menor concentração de CO2 na atmosfera. Justifique se a produção de bioeletricidade a partir da utilização da palha e do bagaço da cana-de-açúcar aumenta ou diminui essa concentração de CO2 na atmosfera.
b) Nas usinas, a cana-de-açúcar é moída para a extração do caldo de cana, ou garapa, matéria-prima para a síntese do etanol. Que processo biológico resulta na síntese desse combustível a partir da garapa? Além do etanol, que gás é produzido ao longo desse processo?
RESPOSTA:
a) A utilização de um biocombustível como o etanol
libera o CO2 que foi capturado da atmosfera pela
cana-de-açúcar na fotossíntese. A queima dos
combustíveis fósseis, tal como a gasolina, acrescenta
CO2 na atmosfera, intensificando o aquecimento
global.
A produção de bioeletricidade utilizando a palha e
o bagaço da cana-de-açúcar reduz a emissão de
CO2 para a atmosfera, porque o carbono será
reciclado no processo de fotossíntese.
b) O processo biológico utilizado na produção do
etanol é a fermentação alcoólica. O gás liberado
durante esse fenômeno é o CO2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário