As figuras de 1 a 3 apresentam os conjuntos cromossômicos (cariótipos) de machos de três espécies de mamíferos: Homo sapiens (homem), Canis familiaris (cão) e Felis catus (gato), não necessariamente nessa ordem. As figuras 4 e 5 apresentam, respectivamente, os cariótipos de machos de Bos taurus (boi) e de Capra hircus (bode). Para a elaboração de cariótipos, os cromossomos em metáfase são fotografados e organizados lado a lado, segundo seus pares homólogos. Nessa sequência (de 1 a 5), os cariótipos estão em escalas diferentes.
a) Sabendo-se que o gato tem um número cromossômico menor que o do cão, qual o número diploide do Homo sapiens,
do Canis familiaris e do Felis catus, respectivamente? Cite uma característica, evidente nos cariótipos, que permite
afirmar que os cromossomos apresentados são metafásicos.
b) As espécies Bos taurus e Capra hircus apresentam cariótipos muito parecidos, com a mesma ploidia e, à exceção do
cromossomo X, têm cromossomos de mesma morfologia. Como se explica o fato de conjuntos cromossômicos tão semelhantes determinarem características fenotípicas tão diferentes quanto aquelas que distinguem os bois dos bodes?
RESPOSTA:
a) Homo sapiens tem número diploide (2n) = 46 cromossomos, Canis familiaris tem 2n = 78 cromossomos e Felis catus tem 2n = 38 cromossomos. A característica que evidencia que os cromossomos são metafásicos é sua condensação máxima, com duas cromátides em cada cromossomo.
b) A explicação é que o conjunto de genes do boi apresenta diferenças em relação ao conjunto de genes do bode em decorrência de mutações e pressões seletivas diferentes ao longo do processo evolutivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário