Como parte do complexo ecossistema terrestre, as espécies vegetais devem responder ao aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) atmosférico. Todavia, respostas diferenciais ao aumento da concentração de CO2 são esperadas em função do metabolismo fotossintético. Nas figuras abaixo, as variações relativas da fotossíntese (painel A) e da abertura dos estômatos (painel B) em função do aumento da concentração de CO2 atmosférico (parte por milhão, ppm) são apresentadas para duas espécies. Observe que a fotossíntese máxima da espécie 2 é a metade do valor máximo da espécie 1 e que a abertura estomática máxima é igual nas duas espécies.
a) Considerando que a fotossíntese pode ser expressa como uma reação enzimática de carboxilação, qual espécie
possui a enzima fotossintética com maior afinidade pelo substrato CO2? Justifique sua resposta.
b) Qual é a principal função dos estômatos? A eficiência do uso da água pelas plantas – calculada pela relação entre a
fotossíntese e a abertura estomática – é um critério para selecionar plantas tolerantes à falta de água. Em uma
atmosfera com 800 ppm de CO2, qual espécie teria maior eficiência do uso da água? Justifique sua resposta.
RESPOSTA:
a) A espécie que possui maior afinidade pelo CO2 é a 1. Através da análise dos gráficos, fica evidente que em todas as diferentes concentrações de CO2 (ppm) a espécie 1 sempre apresenta uma taxa fotossintética maior do que a realizada pelo espécie 2. Este indicativo mostra uma maior eficiência que certamente está associada à elevada afinidade pelo CO2, molécula primordial para formação de carboidratos pelo processo fotossintético.
b) A principal função dos estômatos é permitir a realização das trocas gasosas entre o vegetal e o meio onde se encontra. Em uma atmosfera com 800 ppm de CO2, a espécie 2 teria maior eficiência no uso da água. Isso pode ser visto através da análise do gráfico 2, onde fica evidente que em concentrações elevadas de gás carbônico esta é a espécie que possui a menor abertura estomática relativa (%), condição que contribui para a diminuição do processo de transpiração estomática.
LEIA TAMBÉM:
Questões de Biologia/ UNICAMP 2022:
1° FASE: Questão 65 - Questão 66 - Questão 67 - Questão 68 - Questão 69 - Questão 70 - Questão 71 - Questão 72 - ( Q e X )
Questões de Geografia/ UNICAMP 2022:
1ª FASE: Questão 41 - Questão 42 - Questão 43 - Questão 44 - Questão 45 - Questão 46 - Questão 47 - Questão 48 - ( Q e X )
Questões de História/ UNICAMP 2022
1ª FASE : Questão 49 - Questão 50 - Questão 51 - Questão 52 - Questão 53 - Questão 54 - Questão 55 - Questão 56 ( E e G)
Nenhum comentário:
Postar um comentário