PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Questão de Biologia - UECE 2022.1 - O sistema digestório humano, apesar de ser altamente sofisticado, é suscetível a diversos tipos de doença

UECE 2022.1 - O sistema digestório humano, apesar de ser altamente sofisticado, é suscetível a diversos tipos de doenças. No que diz respeito a essas doenças, assinale a afirmação FALSA. 
A) Pancreatite é uma inflamação que ocorre no ceco, porção inicial do intestino grosso, causada pela migração de pequenos cálculos biliares. 
B) Uma das medidas para prevenir a pancreatite é evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica. 
C) Gastrite é uma inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. 
D) Azia, ou queimação, é um dos sintomas da gastrite e ocorre quando há refluxo do suco gástrico para o esôfago.

RESPOSTA:
Letra A.

A pancreatite é uma inflamação no pâncreas. Tal doença se caracteriza clinicamente pela presença de dor na parte superior do abdome, náuseas e vômito. São fatores de risco para a pancreatite, o consumo de bebidas alcoólicas, a presença de pedras na vesícula, infecções virais (ex.: caxumba ou sarampo) ou mesmo doenças autoimunes. A pancreatite pode ser crônica ou aguda.

LEIA TAMBÉM:
Questões de Biologia / UECE 2022.1 - Questão 55 - Questão 56 - Questão 57 - Questão 58 - Questão 59 - Questão 60 - Questão 61 - Questão 62 - (1ª Fase- Gabarito 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário