PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Biologia - FUVEST 2020 - A curva do gráfico mostra a variação da altura média de plantas durante a sucessão primária

A curva do gráfico mostra a variação da altura média de plantas durante a sucessão primária, em uma área na qual a vegetação nativa, de floresta tropical úmida, foi totalmente destruída pelo derrame de lava de um vulcão. No início da sucessão, o solo era composto por rocha nua (lava consolidada). Na parte superior do gráfico, estão representadas três fases da sucessão (1, 2 e 3). 
a) Cite um grupo de organismos pioneiros que possa ter predominado na fase 1 da sucessão. 
b) No gráfico de sua Folha de Respostas, desenhe uma curva que represente a tendência quanto à biomassa da comunidade vegetal em relação ao tempo decorrido durante essa sucessão, indicando sua fase climáxica. 
c) A que se deve o aumento na altura média das plantas na fase 2 e sua estabilização na fase 3? Em qual(is) fase(s) da sucessão apresentada(s) no gráfico a quantidade de oxigênio liberado pelas plantas por meio da fotossíntese é semelhante à quantidade de oxigênio utilizado por elas na respiração?

RESPOSTA:
a) Líquens. 
b) 














c) Durante a fase 2 a altura média das plantas aumenta porque neste período plantas de menor porte são substituídas progressivamente por plantas maiores. Na fase climáxica, praticamente, há um equilíbrio entre a produção do O2 pela fotossíntese e seu consumo na respiração celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário