PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Biologia - FUVEST 2020 - Analise os gráficos relativos ao comportamento de plantas sujeitas a diferentes condições ambientais:

Analise os gráficos relativos ao comportamento de plantas sujeitas a diferentes condições ambientais: 
a) Em relação ao gráfico I, em que horário aproximado do dia se espera maior quantidade de estômatos abertos? 
b) Considerando os gráficos II e III, como representativos de indivíduos da mesma espécie, indique aquele associado a plantas em estresse hídrico e aquele associado à maior taxa de fotossíntese no período de maior luminosidade. 
c) Pela análise do gráfico IV, qual planta cresce melhor na sombra? Qual é a intensidade mínima de luz, aproximadamente, para que a planta B consuma mais CO2 do que produza? 

RESPOSTA:
a) Em torno de 14h tem-se a maior quantidade de estômatos abertos uma vez que a absorção de água pela raízes depende diretamente da perda de água por transpiração estomática. 
b) No estresse hídrico o número de estômatos abertos é reduzido – gráfico III. Maior taxa de fotossíntese ocorre com a maior difusão de CO2 para o interior da folha, decorrente da maior abertura de estômatos – gráfico II. 
c) Planta de sombra é aquela que apresenta ponto de compensação luminoso baixo – planta A. A planta B consome mais CO2 do que produz na intensidade luminosa acima do ponto de compensação fótico em torno de 3 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário