PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Biologia - Mackenzie 2019/2 - Dentro de cada rim humano, há cerca de um milhão de néfrons, consideradas as principais estruturas filtradoras

Dentro de cada rim humano, há cerca de um milhão de néfrons, consideradas as principais estruturas filtradoras de sangue do corpo humano. O esquema abaixo mostra de forma sucinta as principais partes de um único néfron.
É correto afirmar que em 

a) 1 ocorre o processo de filtração glomerular, em que moléculas de grande peso molecular se deslocam, por difusão, dos capilares sanguíneos para o interior da cápsula renal (ou néfrica). 
b) 2 se desloca o filtrado glomerular, cuja concentração é superior à concentração da urina, que se forma no final do processo. 
c) 3 se desloca o filtrado glomerular que, à medida que se desloca pelo restante dos túbulos renais, vai adquirindo menores quantidades de ureia e ácido úrico. 
d) 4, 5 e no tubo coletor, ocorre ação do hormônio antidiurético (ADH), responsável pelo aumento do processo de reabsorção passiva de água. 
e) 5 ocorre reabsorção passiva de glicose, aminoácidos e sais minerais contidos no interior do filtrado glomerular. 

RESPOSTA:
Letra D.

O hormônio antidiurético (ADH), produzido no hipotálamo e secretado pela neuroipófise, atua no túbulo contorcido distal e no tubo coletor, tornando-os mais permeáveis a água. Dessa forma, esse hormônio estimula a reabsorção passiva de água e, consequentemente, reduz o volume urinário e aumenta a pressão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário