PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Biologia - FUVEST 2020 - Indivíduos intolerantes à lactose não conseguem digerir esse açúcar presente no leite.

Indivíduos intolerantes à lactose não conseguem digerir esse açúcar presente no leite. A principal causa da intolerância à lactose é a diminuição da produção da enzima lactase, especialmente na idade adulta. A indústria de laticínios beneficia-se da biotecnologia para incluir uma lactase de levedura nos alimentos, fazendo com que a lactose seja digerida antes de ser consumida, gerando, assim, os produtos lácteos sem lactose. 

a) Considerando que o pH ótimo para funcionamento da lactase é de aproximadamente 7,5, em que região do sistema digestório humano ocorre a atividade dessa enzima? 
b) A região codificadora dos genes é precedida e controlada por uma região regulatória. Uma mutação (C para T) na região destacada na tabela aconteceu há cerca de 10 mil anos em pessoas do norte europeu e foi conservada, resultando em manutenção da expressão do gene na idade adulta e consequente permanência da habilidade de digerir a lactose. Essa mutação aconteceu em que região do gene? Baseado nessa mutação, qual é o padrão de herança da característica “Tolerância à lactose na idade adulta”?

c) Bactérias transgênicas que expressam o gene da lactase de levedura (organismo eucariótico) são utilizadas para a produção dessa enzima em larga escala. Cite uma manipulação em laboratório necessária no gene da lactase de levedura para que ele possa ser expresso em bactérias. Justifique sua resposta.

RESPOSTA:
a) No intestino delgado (duodeno). 
b) A mutação ocorreu na região regulatória do gene. A "tolerância à lactose na idade adulta" apresenta uma herança autossômica dominante. 
c) Seria necessária fazer a inserção somente da região codificante do gene responsável pela produção da enzima lactase . Como as bactérias são seres procariontes, não são capazes de realizar o processamento do RNA ("splicing"), ou seja, remover os íntrons do pré-RNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário