PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Questão de Biologia - Albert Einstein 2021 - Considere a notícia sobre os testes para um anticoncepcional masculino.

Considere a notícia sobre os testes para um anticoncepcional masculino. 

Pesquisadores testam promissora pílula anticoncepcional masculina 

A pílula age imitando a testosterona. Quando usada por homens saudáveis, uma vez ao dia por um mês, a pílula anticoncepcional passou em testes de segurança de tolerabilidade.

a) Na gametogênese masculina, das células localizadas na periferia dos túbulos seminíferos à produção de espermatozoides, a divisão celular envolvida no processo é a mitose, a meiose ou ambas? Justifique sua resposta. 
b) A administração dessa pílula anticoncepcional provoca a elevação anormal do nível de testosterona no sangue, o que, por sua vez, inibe a produção dos hormônios hipofisários pelo organismo do homem. Cite o principal hormônio hipofisário que deve ser inibido e explique como essa pílula masculina tem ação anticoncepcional.

RESPOSTA:
a) Na gametogênese masculina ocorre ambas as divisões celulares, isto é, mitose e meiose. A mitose ocorre no processo de multiplicação das esperma - togônias (células 2N). A meiose ocorre quando os espermatócitos I originam as espermatócidos II (meiose I) e quando os espermatócitos II originam as espermátides (meiose II). 
b) A elevação da concentração de testosterona no organismo masculino ocasiona, devido ao mecanismo de feedback negativo, uma redução do nível do hormônio FSH sintetizado na hipófise, comprometendo o processo de espermatogênese (em especial a ação da espermiogênese) e contribuindo para a ação anticoncepcional da pílula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário