PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Ciências - COLUNI – UFV 2017 - O Prof. Albert Ventura, em uma aula de ciências, realizou com seus alunos a experiência

O Prof. Albert Ventura, em uma aula de ciências, realizou com seus alunos a experiência descrita a seguir. Pegou uma caneca branca, e colocou dentro dela uma moeda. Em seguida, pediu que Pedro se posicionasse diante da caneca de forma que ele visse a moeda (figura 1); depois pediu que esse aluno, olhando pela beirada da caneca, a afastasse lentamente até uma posição em que não fosse mais possível para o mesmo ver a moeda (figura 2). Nesse momento mantendo Pedro na mesma posição em relação à caneca, o professor pediu para Pietra colocar, lentamente, água dentro da caneca. Pedro ficou surpreso, pois, mesmo sem se aproximar, ele conseguiu ver a moeda no fundo da caneca com água (figura 3).
Diante do que observaram na experiência e do que aprenderam nas aulas de ciências, os alunos propuseram algumas explicações: 

I - Pedro: À medida que colocamos água na caneca, a moeda sofre a ação do empuxo que a água exerce sobre ela, fazendo-a flutuar, tornando possível vê-la novamente. 
II - Daniel: A água, por ser incolor, e as paredes brancas da caneca, funcionam como espelhos refletindo os raios luminosos difundidos pela moeda, possibilitando ver a sua imagem. 
III - Pietra: Os raios luminosos refletidos pela moeda, ao passar da água para o ar, mudam de velocidade e direção, ou seja, ocorre o fenômeno da refração possibilitando a visualização da moeda. 
IV - Júlia: A água provoca a dispersão da luz refletida pela moeda, possibilitando visualizá-la. 

A explicação CORRETA para o que se observou na experiência foi proposta por: 

a) Pietra. 
b) Júlia. 
c) Pedro. 
d) Daniel. 

RESPOSTA:
Letra A.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Ciências / COLUNI – UFV 2017  - Questão 11 - Questão  12 - Questão 13 - Questão 14 - Questão 15 - Questão 16 - Questão 17 - Questão 18 - Questão 19 - Questão 20 - Questão 21 - Questão 22 -  Questão 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário