O Prof. Albert Ventura, em uma aula de ciências, realizou com seus alunos a experiência descrita a seguir. Pegou uma caneca branca, e colocou dentro dela uma moeda. Em seguida, pediu que Pedro se posicionasse diante da caneca de forma que ele visse a moeda (figura 1); depois pediu que esse aluno, olhando pela beirada da caneca, a afastasse lentamente até uma posição em que não fosse mais possível para o mesmo ver a moeda (figura 2). Nesse momento mantendo Pedro na mesma posição em relação à caneca, o professor pediu para Pietra colocar, lentamente, água dentro da caneca. Pedro ficou surpreso, pois, mesmo sem se aproximar, ele conseguiu ver a moeda no fundo da caneca com água (figura 3).
Diante do que observaram na experiência e do que aprenderam nas aulas de ciências, os alunos
propuseram algumas explicações:
I - Pedro: À medida que colocamos água na caneca, a moeda sofre a ação do empuxo que a água
exerce sobre ela, fazendo-a flutuar, tornando possível vê-la novamente.
II - Daniel: A água, por ser incolor, e as paredes brancas da caneca, funcionam como espelhos refletindo
os raios luminosos difundidos pela moeda, possibilitando ver a sua imagem.
III - Pietra: Os raios luminosos refletidos pela moeda, ao passar da água para o ar, mudam de velocidade
e direção, ou seja, ocorre o fenômeno da refração possibilitando a visualização da moeda.
IV - Júlia: A água provoca a dispersão da luz refletida pela moeda, possibilitando visualizá-la.
A explicação CORRETA para o que se observou na experiência foi proposta por:
a) Pietra.
b) Júlia.
c) Pedro.
d) Daniel.
RESPOSTA:
Letra A.
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