Ao investigarem as razões para um evento de maré vermelha que ocorreu em uma região costeira do Brasil, os cientistas e técnicos encontraram uma relação entre a pluviosidade na área, o tratamento e destino de esgotos domésticos nos municípios vizinhos e a abundância de algumas espécies de microalgas com toxinas (nocivas à saúde humana) do grupo dos dinoflagelados, segundo o gráfico abaixo.
a) Qual é o mês de ocorrência da maré vermelha?
b) Como esse aumento da concentração de dinoflagelados chega na dieta de uma pessoa e como ela pode evitar uma intoxicação?
c) Pelo demonstrado no gráfico, qual a razão para o rápido aumento na abundância de dinoflagelados no evento de maré vermelha? E para seu rápido declínio?
RESPOSTA:
a) O mês de ocorrência da maré vermelha é março.
b) O aumento da concentração de dinoflagelados chega na dieta de uma pessoa, através da ingestão das toxinas desses organismos, ao longo da cadeia alimentar, ao passar pelos diferentes níveis tróficos. A intoxicação humana pode ser evitada com a redução do consumo de peixes e “frutos” marinhos.
c) O aumento da abundância de dinoflagelados é causado pela maior oferta de nutrientes minerais, em consequência da decomposição de matéria orgânica, do esgoto doméstico. O declínio, ocorre pela escassez de nutrientes e devido ao aumento da DBO (demanda bioquímica do O2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário