PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Biologia - FUVEST 2020 - Ao investigarem as razões para um evento de maré vermelha que ocorreu em uma região costeira do Brasil

Ao investigarem as razões para um evento de maré vermelha que ocorreu em uma região costeira do Brasil, os cientistas e técnicos encontraram uma relação entre a pluviosidade na área, o tratamento e destino de esgotos domésticos nos municípios vizinhos e a abundância de algumas espécies de microalgas com toxinas (nocivas à saúde humana) do grupo dos dinoflagelados, segundo o gráfico abaixo. 
a) Qual é o mês de ocorrência da maré vermelha? 
b) Como esse aumento da concentração de dinoflagelados chega na dieta de uma pessoa e como ela pode evitar uma intoxicação? 
c) Pelo demonstrado no gráfico, qual a razão para o rápido aumento na abundância de dinoflagelados no evento de maré vermelha? E para seu rápido declínio? 

RESPOSTA:
a) O mês de ocorrência da maré vermelha é março. 
b) O aumento da concentração de dinoflagelados chega na dieta de uma pessoa, através da ingestão das toxinas desses organismos, ao longo da cadeia alimentar, ao passar pelos diferentes níveis tróficos. A intoxicação humana pode ser evitada com a redução do consumo de peixes e “frutos” marinhos. 
c) O aumento da abundância de dinoflagelados é causado pela maior oferta de nutrientes minerais, em consequência da decomposição de matéria orgânica, do esgoto doméstico. O declínio, ocorre pela escassez de nutrientes e devido ao aumento da DBO (demanda bioquímica do O2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário