PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Questão de Química - Em um laboratório, há quatro cubos metálicos (A, B, C e D) feitos de titânio, alumínio, prata e titânio, respectivamente

Em um laboratório, há quatro cubos metálicos (A, B, C e D) feitos de titânio, alumínio, prata e titânio, respectivamente. Os cubos A e B têm 240 g de massa, e os cubos C e D, 480 g. Analise o esquema a seguir e faça o que se pede.


a) Os cubos A e B têm a mesma quantidade de átomos? Explique. 
b) Compare a quantidade de átomos entre os cubos A e D. Explique. 
c) Compare a quantidade de átomos entre os cubos B e C. Explique. 
d) A massa de um corpo pode, isoladamente, indicar sua quantidade de matéria? Explique.

RESPOSTA:
a) Não. Como os átomos desses elementos têm massas diferentes, o fato de esses cubos apresentarem a mesma massa significa que eles não têm o mesmo número de átomos.
b) O número de átomos no cubo D é o dobro do número de átomos no cubo A. Ambos os cubos são formados por átomos do mesmo elemento. O número de átomos, portanto, é diretamente proporcional à massa.
c) O cubo C apresenta cerca de oito vezes menos átomos que o cubo B. A massa do átomo de prata é quatro vezes maior que a do átomo de alumínio (108 u e 27 u, respectivamente). Logo, ao se ter o dobro de massa de alumínio, deve-se ter cerca de oito vezes mais átomos. 
d) Somente no caso de ele ser formado por substância pura. Só assim se pode estabelecer uma relação entre a massa e a quantidade de matéria da substância presente em um corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário