PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Biologia - FUVEST 2020 - Em um cerrado campestre bem preservado, ocorre a teia trófica representada no esquema.

Em um cerrado campestre bem preservado, ocorre a teia trófica representada no esquema. 

a) Cite uma espécie dessa teia alimentar que ocupa mais de um nível trófico, especificando quais são eles. 
b) Cite cinco espécies de uma cadeia alimentar que faça parte dessa teia. Desenhe um esquema da pirâmide de energia desse ambiente. 
c) Com relação à dinâmica dessa teia alimentar, descreva o efeito indireto da extinção local do bem-te-vi sobre a população do predador de topo dessa teia (ou seja, aquele que preda sem ser predado por nenhum outro componente da teia). Caso o capim-cabelo-de-porco venha a sofrer uma grande queda em sua biomassa, qual interação biológica seria esperada entre os consumidores primários que se alimentam desse recurso?

RESPOSTA:
a) A jararaca pintada é um espécie que pode ocupar mais de um nível trófico. Assim, quando consumidora secundária ocupa o terceiro nível e quando é consumidora terciária ocupa o quarto nível de alimentação. O lobo guará, também pode ocupar mais de um nível trófico. Sendo consumidor primário, secundário, terciário e quaternário, ocupa, respectivamente o segundo, terceiro, quarto e quinto níveis tróficos.
b)A cadeia alimentar que possui cinco espécies é: lobeira(arbusto)(P) ⇒ gafanhoto verde(C1) ⇒ ⇒ rã manteiga (C2) ⇒ jararaca pintada(C3) ⇒ ⇒ lobo guará (C4). A pirâmide de energia é:


c) Com relação à dinâmica da teia alimentar descrita, o efeito indireto esperado da extinção local do bem-te-vi, seria o aumento da população do lobo guará, como consequência da maior disponibilidade alimentar. Caso o capim-cabelo-de-porco venha a sofrer uma queda em sua biomassa, a competição interespecífica entre os consumidores primários aumentaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário