PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Questão de Química - A cocaína é extraída de folhas de uma planta que ocorre exclusivamente na América do Sul (Colômbia, Peru, Bolívia e Equador): a Erythroxylum coca, conhecida como coca ou epadu (nome dado por indígenas brasileiros)

A cocaína é extraída de folhas de uma planta que ocorre exclusivamente na América do Sul (Colômbia, Peru, Bolívia e Equador): a Erythroxylum coca, conhecida como coca ou epadu (nome dado por indígenas brasileiros). Trata-se de um alucinógeno que produz euforia, seguida de uma intensa sensação de bem-estar e uma ilusão de imenso poder, as quais, por sua vez, são seguidas de depressão, o que faz o usuário ansiar por uma nova sensação de euforia, iniciando um novo ciclo euforia – depressão – abstinência. É uma droga, portanto, que vicia e pode matar, sendo responsável pela morte de milhares de jovens, todos os anos, no Brasil e no mundo.
a) Sabendo que, em 1 mol de moléculas de cocaína, há 17 mol de átomos de carbono, 21 g de átomos de hidrogênio, 6,0x10^23 átomos de nitrogênio e 64 g de oxigênio, determine sua fórmula molecular. 
b) Calcule a massa molar, em g/mol, da cocaína. 
c) Qual a quantidade de matéria, em mol, encontrada em uma amostra de 3,03 g de cocaína? 
d) Calcule o número de moléculas de cocaína presente em uma amostra contendo 2x10^−3 mol dessa droga.

RESPOSTA:



Nenhum comentário:

Postar um comentário