PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Questão de Biologia - UECE 2022.1 - Os epitélios glandulares podem ser de três tipos: exócrinos, endócrinos ou mistos

Os epitélios glandulares podem ser de três tipos: exócrinos, endócrinos ou mistos. A respeito dessas glândulas, é correto dizer que 

A) a glândula endócrina tem ducto excretor e suas secreções, denominadas hormônios, são liberadas através dos ductos para os vasos sanguíneos que as envolvem. 
B) o pâncreas possui glândulas mistas, assim, secreções exócrinas como o glucagon e a insulina são produzidas nas ilhotas pancreáticas. 
C) glândula exócrina é aquela que apresenta porção secretora e ducto excretor, como as glândulas sudoríparas, sebáceas e mamárias. 
D) glândulas lacrimais, salivares e suprarrenais são endócrinas pois apresentam ductos associados à porção secretora.

RESPOSTA:
Letra C.

Os tecidos glandulares são formados desde o período embrionário por células especializadas na síntese de secreções. As glândulas podem ser classificadas em três tipos segundo o mecanismo
pelo qual liberam seus constituintes, sendo:
  •  Exócrinas: Liberam seus produtos por meio de um sistema de canais que se abrem em cavidades internas ou superfície externa corporal, como, por exemplo: glândulas salivares, sebáceas, sudoríparas, mamárias e lacrimais.
  • Endócrinas: Lançam seus produtos (hormônios) na corrente sanguínea sem a necessidade de canais, sendo, portanto, dispersos por meio do sangue, como, por exemplo: hipófise, tireoide, paratireoide e suprarrenais.
  • Mista (anfícrina): Desempenham tanto função endócrina quanto exócrina, liberando suas secreções no sangue ou em cavidades, como, por exemplo: testículo, ovário e pâncreas.
LEIA TAMBÉM:
Questões de Biologia / UECE 2022.1 - Questão 55 - Questão 56 - Questão 57 - Questão 58 - Questão 59 - Questão 60 - Questão 61 - Questão 62 - (1ª Fase- Gabarito 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário