Métricas simples, como o Fator-E e a Eficiência Mássica Reacional (EMR), são úteis para avaliar o impacto ambiental e econômico de um dado processo químico.
Fator-E = massa de resíduos / massa de produto
EMR = massa de produto / massa de reagentes
Uma indústria pretende produzir um dos sais imidazólicos (sal 1 ou sal 2) sintetizados em seu laboratório de desenvolvimento. Ambos os sais teriam a mesma finalidade e serviriam para os mesmos propósitos. Considere os dados para a reação de produção dos sais citados empregando-se dois haletos de alquila distintos, conforme a equação abaixo.
a) Considerando as métricas Fator-E e EMR, indique qual desses sais (1 ou 2) você recomendaria para a produção. Justifique considerando valores e definições.
b) Considerando os efeitos tóxico-ambientais apresentados no quadro, indique qual desses sais (1 ou 2) você recomendaria para a produção. Explique.
RESPOSTA:
a) É recomendado o sal 2. Esse sal apresenta um menor Fator – E, indicando uma menor massa de resíduos em relação à massa dos produtos, e maior fator EMR, indicando uma maior massa dos produtos em relação à massa dos reagentes, ou seja, resultando em maior rendimento.
b) É recomendado o sal 1, pois, de acordo com a simbologia apresentada na tabela, esse sal apresenta efeitos toxicológicos e ambientais menores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário