Em uma determinada macromolécula presente em uma secreção humana, encontramos x moléculas de menor peso molecular unidas por x-1 ligações de síntese por desidratação. A macromolécula acelera ou catalisa a hidrólise de outras macromoléculas com as mesmas características, em pH 2, aproximadamente. Considere as afirmativas a seguir:
I. A macromolécula é uma proteína. As moléculas de menor peso molecular são aminoácidos, unidos por ligações peptídicas.
II. A macromolécula citada pode ser a tripsina, uma enzima pancreática que atua no intestino delgado.
III. A macromolécula citada tem aminoácidos sequenciados por RNAs transportadores que “traduziram” uma sequência de códons de um RNA mensageiro específico, “transcrito” por um gene específico.
IV. A macromolécula citada poderia ter a mesma sequência de aminoácidos como resultado da tradução de dois ou mais RNAs mensageiros diferentes, uma vez que o código genético é degenerado.
V. Uma bactéria transgênica pode traduzir a mesma macromolécula, se receber o mesmo gene específico responsável por tal macromolécula, uma vez que o código genético é universal.
Estão corretas
a) apenas I, II, III e IV
b) apenas I, III, IV e V.
c) apenas II, III, IV e V.
d) apenas III, IV e V.
e) I, II, III, IV e V.
RESPOSTA:
Letra B.
Afirmativa II - falsa.
A tripsina é uma enzima que funciona em pH = 8,0. Em pH = 2,0, temos a pepsina, enzima digestiva do estômago
Nenhum comentário:
Postar um comentário