PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de novembro de 2021

Questão de Biologia - ACAFE 2022 - Epagri pretende quantificar a emissão de gases de efeito estufa na pecuária

ACAFE 2022 - Epagri pretende quantificar a emissão de gases de efeito estufa na pecuária 
[...] Embora o efeito estufa seja um fenômeno natural e essencial à manutenção da vida na Terra, a intensificação dele, causada pela poluição atmosférica, gera o aquecimento global, um problema ambiental que já apresenta consequências no mundo inteiro. A mudança climática é evidente no nosso dia-dia. A má distribuição de chuvas, eventos extremos como granizo e longos períodos de estiagem são consequências do aquecimento global. 
[...] No projeto que está sendo realizado na Estação Experimental da Epagri de Lages, os pesquisadores pretendem estudar qual é realmente o impacto que a produção de leite e carne do estado causa no planeta. 
[...] A Epagri, no Programa Pecuária, recomenda práticas de manejo que geram menos impacto ambiental. Não revolver o solo, utilizar pastagens perenes, plantio direto, atentar na altura ideal de entrada e saída dos animais do piquete, faz com que as plantas tenham um ótimo potencial de crescimento, os animais tenham uma dieta de qualidade e isso emite menos metano. A parte vegetal volta pro sistema sequestrando carbono, tanto na parte aérea quanto no solo. 
Fonte: EPAGRI, 2020. Disponível em: https://www.epagri.sc.gov.br/index.php/2020/02/11/pesquisadores-da-epagri-de-lages-pretendemquantificar-a-emissao-de-gases-de-efeito-estufa-na-pecuaria-do-estado/ Acessado em 08/10/2021. 

Essa preocupação com a pecuária decorre de relatórios ambientais que atribuem a esses animais a produção de gases de efeito estufa, como: 
A) Trióxido de dinitrogênio 
B) Carbônico 
C) Metano 
D) Óxido de enxofre

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário