PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de novembro de 2021

Questão de Biologia - ACAFE 2022 - Sobre a AIDS ou Sida, analise o excerto:

ACAFE 2022 - Sobre a AIDS ou Sida, analise o excerto: 
[...] A Aids ou Sida (siglas de acquired immunodeficiency syndrome, em inglês, ou síndrome da imunodeficiência adquirida) é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV, do inglês human immunodeficiency virus). Entre outros fatores, a explosão demográfica, as migrações para as cidades e a reutilização de agulhas contaminadas teriam espalhado o vírus pelo continente africano. A partir da década de 1970, a agressividade do vírus aumentou, espalhando-se rapidamente pelo mundo, por meio de relações sexuais desprotegidas, do uso de drogas injetáveis com o compartilhamento de seringas e de transfusões sanguíneas. À medida que se espalhava, seu código genético sofria mutações e surgiam novas variedades do vírus. 
[...] A análise sistemática nos ajuda a compreender, por exemplo, como a Aids começou e como ocorreu a evolução do vírus HIV, por meio da comparação das sequências de nucleotídeos de várias linhagens desse vírus. A análise mostra que o HIV é semelhante aos vírus do grupo SIV (Simian Immunodeficiency Virus), encontrados em chimpanzés e outros macacos. Assim, o vírus pode ter sido adquirido quando alguns seres humanos foram mordidos ou arranhados ao caçar chimpanzés infectados. 
Fonte: LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F.; PACCA, H. Biologia hoje. 3. ed. São Paulo: Ática, 2016. P. 14 e 25. 

Com relação ao vírus da AIDS, as mais modernas pesquisas indicam que: 
I. Os vírus atacam o sistema imunológico, em especial as células T-CD4+. II. O HIV-1 teve origem na África Central, na primeira metade do século XX, relacionado a um vírus de Chimpanzé que se adaptou aos organismos humanos, sendo a AIDS, primeiramente, reconhecida em 1981. 
III. A transmissão do vírus da AIDS está relacionada, principalmente, a qualquer contato sexual, inclusive por fluidos labiais. 
IV. O DNA viral possui a capacidade de se associar às enzimas celulares e por transciptase reversa, produzir moldes de RNA, favorecendo a sua transmissão. 
V. O vírus, após terminar o processo de multiplicação em uma célula T-CD4+, se separa dela, recolhendo uma parte de sua membrana, junto com todas as estruturas necessárias a invadir outra célula T-CD4+ e reiniciar o processo. 
Estão CORRETAS as afirmativas. 
A) I, III e V. 
B) I, II, III e IV. 
C) I, II e V. 
D) I, II, IV e V.

RESPOSTA:
Letra C

Nenhum comentário:

Postar um comentário