PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 27 de novembro de 2021

Questão de Química - ENEM 2020 Digital - O reagente conhecido como Kastle-Meyer é muito utilizado por investigadores criminais

ENEM 2020 Digital - O reagente conhecido como Kastle-Meyer é muito utilizado por investigadores criminais para detectar a presença de sangue. Trata-se de uma solução aquosa incolor, preparada com zinco metálico, hidróxido de sódio (Reação 1) e indicador (Reação 2). Essa solução, quando em contato com a hemoglobina contida no sangue e na presença de água oxigenada (Reação 3), passa de incolor para vermelha, indicando a presença de sangue no local, conforme as reações descritas. 
A mudança de coloração que indica a presença de sangue ocorre por causa da reação do indicador com o(a) 
a) sal de Na2[Zn(OH)4] na presença de hemoglobina. 
b) água produzida pela decomposição da água oxigenada. 
c) hemoglobina presente na reação com a água oxigenada. 
d) gás oxigênio produzido pela decomposição da água oxigenada. 
e) gás hidrogênio produzido na reação do zinco com hidróxido de sódio.

RESPOSTA:
Letra D.

De acordo com as equações das reações 1, 2 e 3, para que o indicador incolor se torne vermelho (o que, de acordo com o enunciado, indica a presença de sangue), deve ocorrer uma reação de oxidação desse indicador, ou seja, deve ocorrer a reação no sentido inverso ao equacionamento apresentado para a reação 2. Essa reação só ocorrerá caso haja sangue (hemoglobina), pois essa irá catalisar a decomposição do peróxido, gerando O2. Esse O2 gerado é que irá promover a oxidação do indicador, tornando-o vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário