PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 27 de novembro de 2021

Questão de Física - ENEM 2020 Digital - Os materiais são classificados pela sua natureza química e estrutural, e as diferentes aplicações requerem

ENEM 2020 Digital - Os materiais são classificados pela sua natureza química e estrutural, e as diferentes aplicações requerem características específicas, como a condutibilidade térmica, quando são utilizados, por exemplo, em utensílios de cozinha. Assim, os alimentos são acondicionados em recipientes que podem manter a temperatura após o preparo. Considere a tabela, que apresenta a condutibilidade térmica () de diferentes materiais utilizados na confecção de panelas.
Qual dos materiais é o recomendado para manter um alimento aquecido por um maior intervalo de tempo? 
a) I 
b) II 
c) III 
d) IV 
e) V

RESPOSTA:
Letra E.

Para que o alimento se mantenha aquecido, trocando o mínimo de energia térmica com o ambiente externo, em geral mais frio, ele deve ser acondicionado em um recipiente isolante. Isso vai ocorrer com panelas fabricadas de materiais de baixo coeficiente de condutibilidade térmica (K). Dentre os materiais citados nas alternativas, a cerâmica é o melhor isolante térmico, isto é, aquele com menor valor de K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário