PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Questão de Biologia - Mackenzie 2020 - Como no reino Animalia, a conquista do ambiente terrestre requereu dos representantes do reino

Como no reino Animalia, a conquista do ambiente terrestre requereu dos representantes do reino Plantae a independência da água para fecundação. É correto afirmar que 

a) as pteridófitas conquistaram a independência da água para fecundação devido ao desenvolvimento de um sistema vascular eficiente. 
b) as angiospermas são o único grupo vegetal com total independência da água para fecundação, graças à polinização promovida por animais. 
c) as pteridófitas são o primeiro grupo a conquistar definitivamente o ambiente terrestre, pois possuem a fase esporofítica predominante, e o gametófito obtém a água para fecundação a partir do esporófito. 
d) as gimnospermas são as primeiras plantas sifonógamas, ou seja, possuem grãos de pólen que formam o tubo polínico, que dispensa a necessidade de água para o encontro dos gametas. 
e) as angiospermas conquistaram a independência da água para fecundação graças ao desenvolvimento da dupla fecundação e do fruto.

RESPOSTA:
Letra D.

A independência da água para a fecundação ocorreu nas plantas sifonógamas (gimnospermas e angiospermas), isto é, vegetais que formam tubo polínico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário