PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 7 de novembro de 2021

Questão de Ciências - COLUNI – UFV 2020 - Leia os fragmentos dos textos 1 e 2 a seguir.

Leia os fragmentos dos textos 1 e 2 a seguir. 

Texto 1 
“Vi num sonho uma tabela em que todos os elementos se encaixavam como requerido. Ao despertar, escrevi-a imediatamente numa folha de papel.” 
Fonte: STRATHERN, Paul. O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da química. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002, p. 246.



Texto 2 
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements – IYPT 2019). [...] O ano de 1869 é considerado o ano da descoberta do Sistema Periódico, pelo cientista russo Dmitri Mendeleev. O IYPT 2019 também comemora os 150 anos do estabelecimento da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.
Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/2019-international-year-of-the-periodic-table-ofchemical-elements/. Acesso em: 11 set. 2019. (Adaptado) 

Uma das propriedades dos elementos químicos utilizada por Mendeleev na construção da tabela periódica foi a densidade. Considerando-se os materiais a 25 °C e 1 atm e com base nas informações fornecidas e nos conhecimentos sobre ciências, assinale a afirmativa CORRETA: (Dados de densidade a 25 °C e 1 atm: chumbo 11,3 g/cm³ ; germânio 5,47 g/cm³ ; água 1,00 g/cm³ )

 a) Uma amostra de chumbo com volume igual a 50 cm³ apresenta massa com valor igual a 0,565 kg. 
b) Uma amostra de germânio apresenta menor volume do que uma amostra de chumbo, ambas com a mesma massa. 
c) Amostras com massas diferentes do mesmo isótopo de chumbo apresentam valores diferentes de densidade. 
d) A água pode ser utilizada para separar, por flotação, uma mistura contendo germânio e chumbo, ambos na forma de esferas sólidas e maciças.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário