PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 7 de novembro de 2021

Questão de Ciências - COLUNI – UFV 2020 - Leia o fragmento da reportagem com informações da Agência Brasil, veiculada pelo Portal FolhaPE

COLUNI – UFV 2020 - Leia o fragmento da reportagem com informações da Agência Brasil, veiculada pelo Portal FolhaPE em 22 de março de 2019. 
Lama de Brumadinho chega ao Rio São Francisco 

Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, as concentrações de ferro, manganês, cromo e cobre também estavam acima dos limites máximos permitidos pela legislação, o que evidencia o impacto da pluma de rejeitos de minério sobre o Alto São Francisco. Disponível em: https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/brumadinho/2019/03/22/NWS,99707,70,1370,NOTICIAS,2190-LAMA-BRUMADINHOCHEGA-RIO-SAO-FRANCISCO.aspx. Acesso em: 11 set. 2019. (Adaptado) 

O fragmento da reportagem acima informa sobre elementos químicos presentes na água do Rio São Francisco. Muitas das espécies químicas presentes em água estão na forma de íons, liberados a partir de compostos dissolvidos em água. Esses íons podem voltar a recombinar-se para dar origem ao composto original. 

Observe a tabela abaixo, na qual as espécies de alguns elementos estão representadas genericamente pelas letras A, B, C, D, E:
O composto formado por pares dessas espécies, constituído por cátions com carga +1 e ânions com carga -1, quando colocado em água, apresentará grande quantidade de íons separados (íons livres). Já outro composto formado por pares dessas espécies, constituído por cátions com carga +2 e ânions com carga -2, quando colocado em água, originará uma menor quantidade de íons livres. Com base nas informações fornecidas e nos conhecimentos sobre ciências, analise as seguintes afirmativas: 
I. O composto formado pelas espécies A e C, quando colocado em água, apresentará grande quantidade de íons separados (íons livres). 
II. As espécies B, C e E correspondem, respectivamente, a cátion, ânion e átomo. 
III. Um dos elementos químicos citados no fragmento da reportagem está representado entre as espécies da tabela. 

Está CORRETO o que se afirma em: 
a) I e II, apenas. 
b) I e III, apenas. 
c) II e III, apenas. 
d) I, II e III.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário