As duas cadeias carbônicas que formam a molécula de DNA são unidas por meio de ligações de hidrogênio entre bases nitrogenadas. Há quatro tipos de bases nitrogenadas: adenina, citosina, guanina e timina.
Nas estruturas a seguir, estão representadas, em pontilhado, as ligações de hidrogênio existentes nos pareamentos entre as bases timina e adenina, e citosina e guanina, na formação da molécula de DNA.
A desnaturação do DNA é o processo no qual as duas cadeias da molécula se separam devido à quebra das ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. Considere um estudo que comparou a desnaturação de quatro fragmentos de DNA − W, X, Y, Z − todos com a mesma quantidade total de bases nitrogenadas. Observe, na tabela, o percentual de timina presente em cada um:
Para os quatro fragmentos, a desnaturação foi realizada mediante aquecimento, sem alteração de pH e com mesma temperatura inicial.
No processo de aquecimento, a maior quantidade de energia foi consumida na desnaturação do seguinte fragmento:
a) W
b) X
c) Y
d) Z
RESPOSTA:
Letra A.
As ligações que unem as duas fitas de DNA são específicas, sendo a Timina ligada à Adenina por 2 ligações de hidrogênio e a Citosina ligada à Guanina por 3 ligações de hidrogênio. Assim, por possuir maior quantidade desse tipo de interação a ligação entre Guanina e Citosina necessita maior energia para sua desnaturação. Portanto, na W, por possuir menor quantidade de Timina, possui maior quantidade de ligações entre Guanina e Citosina, possuindo maior interação intermolecular e necessitando de maior quantidade de energia para sua desnaturação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário