PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Questão de Ciências - COLUNI – UFV 2022 - Leia os textos a seguir. TEXTO I A história da primeira vacina

COLUNI – UFV 2022 -  Leia os textos a seguir. 
TEXTO I 

A história da primeira vacina O primeiro indício de vacina surgiu na China, no século X, contra a varíola, [...] cientistas da época transformavam cascas de ferida de varíola em um pó contendo o vírus já inativo e espalhavam nos ferimentos das pessoas já contaminadas. Esse método ficou conhecido como variolação. Alguns séculos depois, em 1796 [...] Edward Jenner [...] fez um experimento e aplicou em um menino chamado James Phipps de oito anos, uma pequena dose de varíola bovina. O garoto ficou doente, mas manifestou uma forma branda da doença. Após a recuperação de James, Jenner introduziu na criança o vírus da doença humana em sua forma mais fatal, retirado de uma ordenhadeira. O menino, já imune, não desenvolveu a varíola. A palavra “vacina” vem de “vacca”, justamente pelo contexto histórico. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/imunizacao-uma-descoberta-da-ciencia-que-vem-salvando-vidas-desde-oseculo-xviii. Acesso em: 01 set. de 2021 (Adaptado). 

TEXTO II 
Desde que começaram a ser produzidas em massa, as vacinas se tornaram um dos principais elementos para o combate a doenças no mundo. A vacinação tem contribuído para reduzir expressivamente a incidência de pólio, sarampo e tétano, entre várias outras doenças, como exemplificado nos gráficos abaixo.


TEXTO III 
Com a pandemia da COVID-19, causada pelo novo coronavírus, a humanidade pôde assistir a ciência desenvolver diversas vacinas em tempo recorde. Em apenas 10 meses, algumas das vacinas listadas no quadro a seguir já haviam sido desenvolvidas, muitas delas com a utilização da Tecnologia do DNA Recombinante.


De acordo com os textos I, II e III e com os conhecimentos sobre vacinas, é INCORRETO afirmar que: 
a) quando a vacina é introduzida no corpo humano, o sistema imunológico inicia a produção de anticorpos contra o antígeno presente na vacina e, ao final da resposta imunológica, são geradas células de memória que responderão rapidamente caso ocorra novo contato com o antígeno. 
b) a contribuição das vacinas no controle e, até mesmo, na erradicação de várias doenças pode ocorrer de diversas formas, por exemplo, evitando o desenvolvimento da doença ou a gravidade dela. 
c) as vacinas, produzidas ou não por meio da engenharia genética, podem prevenir ou impedir o contágio pelos patógenos causadores de uma doença e a transmissão deles entre os membros da população. 
d) no controle de muitas doenças, deve-se somar ao desenvolvimento das vacinas e à ampla aplicação delas, o conhecimento e o acesso a outros métodos de prevenção e de tratamento adequados.

RESPOSTA
Letra C.
LEIA TAMBÉM:
Questões de Ciências/ COLUNI 2022: Questão 23 - Questão 24 - Questão 25 - Questão 26 - Questão 27 - Questão 28 - Questão 29 - Questão 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário