PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Questão de Biologia - Uma distribuidora de grãos deseja obter uma variedade de trigo de alta produtividade

Uma distribuidora de grãos deseja obter uma variedade de trigo de alta produtividade. Seus técnicos selecionam três características vantajosas, sabidamente condicionadas por pares de alelos localizados em cromossomos homólogos diferentes. Na primeira etapa da pesquisa era necessário obter apenas indivíduos heterozigotos. Com base nessas informações, responda: 
a) Qual é o genótipo escolhido para a geração parental? 
b) Quantos genótipos diferentes poderão surgir na geração obtida do cruzamento entre esses indivíduos heterozigotos obtidos? 
c) Um fazendeiro comprou de uma empresa agrícola sementes muito produtivas de uma planta heterozigota para várias características. A colheita foi boa e ele resolveu autofecundar as plantas obtidas, em vez de comprar novas sementes. No entanto, as plantas colhidas dessa autofecundação não apresentaram a mesma produtividade. Como você explica isso?

RESPOSTA: 
a) AABBCC x aabbcc. 
b) 27 (3³) genótipos diferentes. 
c) A autofecundação não produziu apenas indivíduos heterozigotos, geneticamente idênticos aos originais, pois, de acordo com a segunda lei de Mendel, o cruzamento de um poliíbrido origina vários tipos de indivíduos geneticamente diferentes (homozigotos, monoíbridos, etc.). Muitos desses indivíduos não têm a mesma produtividade do indivíduo original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário