PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Questão de Biologia - ENEM 2013 - A mosca Drosophila, conhecida como mosca-das-frutas, é bastante estudada no meio acadêmico pelos geneticistas.

ENEM 2013 - A mosca Drosophila, conhecida como mosca-das-frutas, é bastante estudada no meio acadêmico pelos geneticistas. Dois caracteres estão entre os mais estudados: tamanho da asa e cor do corpo, cada um condicionado por gene autossômico. Em se tratando do tamanho da asa, a característica asa vestigial é recessiva e a característica asa longa, dominante. Em relação à cor do indivíduo, a coloração cinza é recessiva e a cor preta, dominante. Em um experimento, foi realizado um cruzamento entre indivíduos heterozigotos para os dois caracteres, do qual foram geradas 288 moscas. Dessas, qual é a quantidade esperada de moscas que apresentam o mesmo fenótipo dos indivíduos parentais? 
a) 288 
b) 162 
c) 108 
d) 72 
e) 54

RESPOSTA:
Letra B.

A questão pede o fenótipo, que nada mais é do que a expressão do genótipo (que pode sofrer influência do meio). Para resolver a questão, deve-se analisar quais moscas possuem pelo menos dois genes dominantes para ambas características.

Nenhum comentário:

Postar um comentário