PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Questão de Química - ENEM 2022 - O urânio é empregado como fonte de energia em reatores nucleares. Para tanto, o seu mineral deve ser refinado, convertido a hexafluoreto

ENEM 2022 - O urânio é empregado como fonte de energia em reatores nucleares. Para tanto, o seu mineral deve ser refinado, convertido a hexafluoreto de urânio e posteriormente enriquecido, para aumentar de 0,7% a 3% a abundância de um isótopo específico — o urânio-235. Uma das formas de enriquecimento utiliza a pequena diferença de massa entre os hexafluoretos de urânio-235 e de urânio238 para separá-los por efusão, precedida pela vaporização. Esses vapores devem efundir repetidamente milhares de vezes através de barreiras porosas formadas por telas com grande número de pequenos orifícios. No entanto, devido à complexidade e à grande quantidade de energia envolvida, cientistas e engenheiros continuam a pesquisar procedimentos alternativos de enriquecimento. 
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado). 

Considerando a diferença de massa mencionada entre os dois isótopos, que tipo de procedimento alternativo ao da efusão pode ser empregado para tal finalidade? 
a) Peneiração. 
b) Centrifugação. 
c) Extração por solvente. 
d) Destilação fracionada. 
e) Separação magnética.

RESPOSTA:
Letra B.

A centrifugação é uma técnica que permite a separação de amostras com diferentes massas, por rotação em altas velocidades. Como os isótopos de urânio-235 e 238 diferem em massa, pode-se utilizar a centrifugação como procedimento de separação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário