PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Questão de Biologia - ENEM 2022 - Desde a proposição da teoria de seleção natural por Darwin, os seres vivos nunca mais foram olhados da mesma forma.

ENEM 2022 - Desde a proposição da teoria de seleção natural por Darwin, os seres vivos nunca mais foram olhados da mesma forma. No que diz respeito à reprodução de anfíbios anuros, os cientistas já descreveram diferentes padrões reprodutivos, como os exemplificados a seguir: 
Espécie 1 – As fêmeas produzem cerca de 5 000 gametas, que são fecundados na água, em lagoas temporárias de estação chuvosa. Todo o desenvolvimento embrionário, do ovo à metamorfose, ocorre, nesse ambiente, independente dos pais. 
Espécie 2 – As fêmeas produzem aproximadamente 200 gametas, que são depositados em poças próximas a corpos-d’água. Os embriões são vigiados pelos machos durante boa parte do seu desenvolvimento. 
Espécie 3 – As fêmeas produzem por volta de 20 gametas, que são fecundados sobre a superfície das folhas de plantas cujos galhos estão dispostos acima da superfície de corpos-d’água e aí se desenvolvem até a eclosão. 
Espécie 4 – As fêmeas produzem poucos gametas que, quando fecundados, são “abocanhados” pelos machos. Os embriões se desenvolvem no interior do saco vocal do macho até a metamorfose, quando saem através da boca do pai. 

Os padrões descritos evidenciam que 
a) as fêmeas influenciam o comportamento dos machos. 
b) o cuidado parental é necessário para o desenvolvimento. 
c) o grau de evolução determina o comportamento reprodutivo. 
d) o sucesso reprodutivo pode ser garantido por estratégias diferentes. 
e) o ambiente induz modificação na produção do número de gametas femininos.

RESPOSTA:
Letra D.

Os processos descritos no texto evidenciam que diferentes padrões reprodutivos são capazes de assegurar o sucesso reprodutivo das diferentes espécies de anfíbios anuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário