PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Questão de Biologia - Enem - Pesquisas recentes estimam o seguinte perfil da concentração de oxigênio (O2 ) atmosférico ao longo da história evolutiva da Terra:

Enem - Pesquisas recentes estimam o seguinte perfil da concentração de oxigênio (O2 ) atmosférico ao longo da história evolutiva da Terra:

No Período Carbonífero, entre aproximadamente 350 e 300 milhões de anos, houve uma ampla ocorrência de animais gigantes, como, por exemplo, insetos voadores de 45 cm e anfíbios de até 2 m de comprimento. No entanto, grande parte da vida na Terra foi extinta há cerca de 250 milhões de anos, durante o Período Permiano. Sabendo que o O2 é um gás extremamente importante para os processos de obtenção de energia em sistemas biológicos, conclui-se que: 
a) a concentração de nitrogênio atmosférico se manteve constante nos últimos 400 milhões de anos, possibilitando o surgimento de animais gigantes. 
b) a produção de energia dos organismos fotossintéticos causou a extinção em massa no Período Permiano por aumentar a concentração de oxigênio atmosférico. 
c) o surgimento de animais gigantes pode ser explicado pelo aumento da concentração de oxigênio atmosférico, o que possibilitou uma maior absorção de oxigênio por esses animais. 
d) o aumento da concentração de gás carbônico (CO2 ) atmosférico no Período Carbonífero causou mutações que permitiram o aparecimento de animais gigantes. 
e) a redução da concentração de oxigênio atmosférico no Período Permiano permitiu um aumento da biodiversidade terrestre por meio da indução de processos de obtenção de energia.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário