PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Questão de Física - ENEM 2022 - Em 2002, um mecânico da cidade mineira de Uberaba (MG) teve uma ideia para economizar o consumo de energia elétrica

ENEM 2022 - Em 2002, um mecânico da cidade mineira de Uberaba (MG) teve uma ideia para economizar o consumo de energia elétrica e iluminar a própria casa num dia de sol. Para isso, ele utilizou garrafas plásticas PET com água e cloro, conforme ilustram as figuras. Cada garrafa foi fixada ao telhado de sua casa em um buraco com diâmetro igual ao da garrafa, muito maior que o comprimento de onda da luz. Nos últimos dois anos, sua ideia já alcançou diversas partes do mundo e deve atingir a marca de 1 milhão de casas utilizando a “luz engarrafada”.
ZOBEL, G. Brasileiro inventor de “luz engarrafada” tem ideia espalhada pelo mundo. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 23 jun. 2022 (adaptado).

Que fenômeno óptico explica o funcionamento da “luz engarrafada”? 
a) Difração.
 b) Absorção. 
c) Polarização. 
d) Reflexão. 
e) Refração.

RESPOSTA:
Letra E.

A luz externa refrata-se do ar para água com significativa difusão no líquido contido em cada garrafa. Isso torna esses dispositivos verdadeiras luminárias. É a “luz engarrafada” promovendo aclaramento barato e sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário