PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Questão de Química - ENEM 2022 - Durante o ano de 2020, impulsionado pela necessidade de respostas rápidas e eficientes para desinfectar

ENEM 2022 - Durante o ano de 2020, impulsionado pela necessidade de respostas rápidas e eficientes para desinfectar ambientes de possíveis contaminações com o SARS-CoV-2, causador da covid-19, diversas alternativas foram buscadas para os procedimentos de descontaminação de mate - riais e ambientes. Entre elas, o uso de ozônio em meio aquoso como agente sanitizante para pulverização em humanos e equipamentos de proteção em câmaras ou túneis, higienização de automóveis e de ambientes fechados e descontaminação de trajes. No entanto, pouca atenção foi dada à toxicidade do ozônio, à formação de subprodutos, ao nível de concentração segura e às precauções necessárias. 
LIMA, M. J. A.; FELIX, E. P.; CARDOSO, A. A. Aplicações e implicações do ozônio na indústria, ambiente e saúde. Química Nova, n. 9, 2021 (adaptado). 

O grande risco envolvido no emprego indiscriminado dessa substância deve-se à sua ação química como 
a) catalisador. 
b) oxidante. 
c) redutor. 
d) ácido. 
e) base


RESPOSTA:
Letra B.

O texto trata sobre a ação sanitizante do ozônio, que é um bom agente oxidante devido a sua alta reatividade e poder de receber elétrons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário