PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 31 de julho de 2021

Questão de Biologia - Examine as afirmativas abaixo, relativas à respiração humana

6 - (PUC-RJ) Examine as afirmativas abaixo, relativas à respiração humana: I. Ela é responsável pela absorção de oxigênio (O2) e liberação de gás carbônico (CO2). II. O feto humano respira através de brânquias enquanto está na bolsa amniótica e, a partir do oitavo mês, as brânquias se transformam em pulmões. III. O sangue se utiliza dos glóbulos brancos para transportar o oxigênio, pois estes aumentam bastante a capacidade do sangue de transportar gases. IV. O ar penetra pelo nariz e passa pela faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos, onde se dá a troca dos gases. Estão corretas somente as afirmativas: 

a) I e II. 
b) II e III. 
c) I e IV. 
d) I, III e IV. 
e) II, III e IV.

RESPOSTA:
Letra C

I. CORRETA. O ar que respiramos contém oxigênio, indispensável para a realização das atividades celulares. Dentro do nosso corpo ocorrem as trocas gasosas e o excesso de gás carbônico é liberado para regular o pH do nosso organismo. 
II. ERRADA. O feto recebe oxigênio através da placenta e pelo cordão umbilical são realizadas as trocas gasosas e ocorre a filtragem do oxigênio presente no sangue da mãe, assim como a devolução de gás carbônico para corrente sanguínea materna. 
III. ERRADA. O transporte de oxigênio é realizado pelas hemácias, que são os glóbulos vermelhos presentes no sangue. Os glóbulos brancos ou leucócitos atuam no sistema imunológico, defendendo nosso organismo de agentes estranhos. 
IV. CORRETA. Quando o ar entra pelo nariz, ele passa pela faringe e é direcionado à laringe, evitando que vá para o sistema digestório. Na traqueia o ar é aquecido, filtrado e umidificado e as ramificações tubulares, também chamadas de bronquíolos, direcionam o ar para os alvéolos pulmonares, que formam os pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário