PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 31 de julho de 2021

Questão de Biologia - Um agricultor percebeu que o seu plantio estava sendo prejudicado por uma lagarta que se alimentava das folhas das plantas


7. Um agricultor percebeu que o seu plantio estava sendo prejudicado por uma lagarta que se alimentava das folhas das plantas. Comprou então um remédio que prometia eliminar as lagartas da plantação, atacando exclusivamente a espécie em questão. Depois de um tempo, o agricultor notou que as lagartas haviam mesmo sumido de sua propriedade, mas que também não encontrava mais uma espécie de borboleta azul que costumava ver voando entre os seus cultivos. Ele resolveu então reclamar para o vendedor do remédio, que garantiu que o produto agia exclusivamente matando uma única espécie.
a) Proponha uma hipótese relacionando o desaparecimento das lagartas e das borboletas após a aplicação do remédio.
b) Considerando que essas borboletas são importantes agentes polinizadores, que outros problemas sua eliminação poderia trazer para os cultivos?

RESPOSTA:
a) Resposta pessoal. O que pode ter acontecido é que as lagartas eram as larvas das borboletas e, ao eliminar as lagartas, não houve a metamorfose; então, as borboletas desapareceram.
b) A falta de polinizadores pode diminuir a reprodução das plantas, pois não haverá o cruzamento, o pólen não chegará ao estame da outra flor e o fruto não será formado, diminuindo a produção de frutas e sementes

Um comentário: