PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 27 de julho de 2021

Questão de PET - Escreva a definição dos termos a seguir:

2 – Escreva a definição dos termos a seguir:

A - célula procariota 
B - célula eucariota 
C - ser autotrófico 
D - ser heterotrófico 
E - ser unicelular 
F - ser pluricelular

RESPOSTA:

A - célula procariota: As células procariontes (do latim pro - primeiro e cario - núcleo) podem ser definidas, grosso modo, como as células que não possuem material genético delimitado por um envoltório nuclear.

B - célula eucariota: Células eucarióticas, eucariontes ou eucélulas são mais complexas do que as procarióticas, pois possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. Uma célula eucariótica possui verdadeiro núcleo; ou seja, possui um envoltório nuclear que protege o material genético; que contém um ou mais nucléolos.

C - ser autotrófico: Seres autotróficos são aqueles capazes de produzir seu próprio alimento. Esse é o caso das plantas, que produzem moléculas orgânicas no processo de fotossíntese.

D - ser heterotrófico: Os seres heterotróficos (do grego heteros, “outro”, e trophos, “alimentador”) são aqueles que não são capazes de produzir seu próprio alimento, necessitando de matéria orgânica já previamente produzida.

E - ser unicelular: Um organismo é unicelular quando ele é formado por apenas uma célula. Assim são as bactérias e os protozoários.

F - ser pluricelular: aplica-se aos seres vivos que dispõem de mais de uma célula no seu organismo.

Um comentário: