PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 31 de julho de 2021

Questão de Biologia - O trecho abaixo foi extraído de um trabalho sobre distribuição de invertebrados no solo de uma reserva florestal nas proximidades de Manaus (AM)

O trecho abaixo foi extraído de um trabalho sobre distribuição de invertebrados no solo de uma reserva florestal nas proximidades de Manaus (AM). Analise-o para responder às questões 10 e 11. Os solos de florestas tropicais úmidas estão incluídos entre os hábitats que permanecem pouco estudados e, devido à sua extraordinária riqueza de espécies, são os mais frágeis entre todos. [...] Os invertebrados do solo são importantes componentes dos ecossistemas nativos, sensíveis às mudanças do hábitat e são facilmente coletados em grande número [...]. Os estudos da biodiversidade auxiliam nos planos de manejo para áreas protegidas [...] e o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) visa intensificar as atividades de pesquisa para o uso sustentável da biodiversidade pelo país. As variações nos gradientes de solo, topografia ou mesmo na estrutura da vegetação podem ter influência na composição e distribuição dos invertebrados do solo nesses ambientes [...]. Fonte: VIANA, E. E. S. et al. Distribuição de invertebrados de solo e influência dos fatores ambientais da reserva florestal Adolpho Ducke. XIX Jornada de Iniciação Científica PIBIC INPA – CNPq/Fapeam, 2010.

10. Cite alguns filos estudados que apresentam animais que poderiam viver nos solos da Floresta Amazônica.
11. Por que características do solo podem influenciar a “composição e distribuição dos invertebrados do solo”? E como esses invertebrados podem auxiliar na manutenção de áreas protegidas?

RESPOSTAS:
10 Platelmintos, nematódeos, moluscos, anelídeos, artrópodes.
11 Características do solo, como umidade, acidez e composição de nutrientes, permitem que alguns invertebrados consigam viver nesse hábitat ou não. Cada animal apresenta um hábitat ótimo para poder viver, desenvolver-se e reproduzir- -se, e isso depende das condições bióticas e abióticas do local. Muitos invertebrados são detritívoros, auxiliando na decomposição de matéria orgânica e consequente reciclagem de nutrientes; outros promovem a aeração dos solos, e todos fazem parte de cadeias alimentares que reúnem outros seres vivos. Toda essa trama de relações permite a existência de ecossistemas inteiros. Assim, preservando os protagonistas e as relações de que eles fazem parte, é possível promover a manutenção de áreas já protegidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário