PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Questão de PET - A doença de Chagas é causada por um protozoário e pode ser assintomática

2– A doença de Chagas é causada por um protozoário e pode ser assintomática, podendo levar anos para se manifestar. Os parasitas provocam aumento do coração, podendo causar insuficiência cardíaca. Explique a forma de transmissão do protozoário causador da doença de Chagas e indique duas medidas profiláticas.

RESPOSTA:
As principais formas de transmissão da doença de chagas são: 
  • Vetorial: contato com fezes de triatomíneos infectados, após picada/repasto (os triatomíneos são insetos popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo). 
  • Oral: ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes de triatomíneos infectados. 
  • Vertical: ocorre pela passagem de parasitos de mulheres infectadas por T. cruzi para seus bebês durante a gravidez ou o parto. 
  • Transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores infectados a receptores sadios. 
  • Acidental: pelo contato da pele ferida ou de mucosas com material contaminado durante manipulação em laboratório ou na manipulação de caça.
A prevenção da doença de Chagas está intimamente relacionada à forma de transmissão. Uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências, por meio da utilização de inseticidas residuais por equipe técnica habilitada. Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, podem-se usar mosquiteiros ou telas metálicas. Recomenda-se usar medidas de proteção individual (repelentes, roupas de mangas longas, etc.) durante a realização de atividades noturnas (caçadas, pesca ou pernoite) em áreas de mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário