PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de julho de 2021

Questão de PET - Baseado no texto: “ A anestesia”, responda:

PARA SABER MAIS: Leia o Texto a seguir: 
A anestesia 

Se você já extraiu um dente ou tomou pontos para fechar um corte, deve saber da importância da anestesia, utilizada para aliviar a dor durante esses procedimentos. Alguns tratamentos médicos só foram possíveis com a descoberta de processos que eliminam ou diminuem a dor. Os anestésicos funcionam geralmente bloqueando a transmissão do impulso nervoso até o cérebro. Nas civilizações antigas do Egito e da Assíria alguns tipos de plantas já eram utilizados para aliviar a dor. A anestesia moderna começou no século XVIII, com os trabalhos do cientista inglês Joseph Priestley (1733-1804) e do químico inglês Humphry Davy (1778-1829). Eles isolaram o óxido nitroso, um gás, que ficou conhecido como gás hilariante, por provocar acessos de riso. Com o tempo, novos anestésicos foram desenvolvidos, tornando possíveis cirurgias mais longas e complexas. 

GEWANDSZNAJDER. F; PACCA. H. Teláris ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 3. ed. - São Paulo: Ática, 2018.

1. Baseado no texto: “ A anestesia”, responda: 
a) O que tornou possível a realização de cirurgias mais longas e complexas? 
b) Como os analgésicos funcionam?

RESPOSTAS:
A) O que tornou possível a realização de cirurgias mais longas e complexas  foi o desenvolvimento de novos anestésicos.

B) Os analgésicos bloqueiam as substâncias (receptores sensoriais) do corpo que enviam a mensagem ao cérebro dizendo que há um foco de inflamação ou algum outro problema. Quando o cérebro deixa de receber esse aviso, a dor cessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário